Pg. Inicial Anúncios Outras Raças
Onde comprar Como anunciar
CHEGANDO EM CASA
Antes do seu filhote chegar em casa, tenha certeza que tudo está pronto! Ele tem que ter: prato de água e de comida, coleira, guia, placa de identificação, cama, brinquedos, escovas e principalmente, um lugarzinho só dele onde ele irá ficar quando está sozinho ou dormindo.
Caso não haja um lugar recomendo uma espécie de cercado, que não precisa ser muito forte, mas que ele não consiga enfiar sua cabeça ou roer.
ALGUNS CUIDADOS DENTRO DE CASA
Alguns filhotes muito curiosos podem acabar se machucando ao tentar "investigar" o mundo que os cerca, é nosso trabalho protegê-los de algumas substâncias prejudiciais, como as que seguem: produtos de limpeza e beleza em geral, especialmente colônias, remédios, vitaminas, fios elétricos, ossos de galinha ou peru e chocolates. Para os cães que ficarão fora de casa, cuidado com as ferramentas para o jardim, como pás e enxadas, fertilizantes e venenos em geral, especialmente os que ficam no chão.
Os pratos de comida e água devem ser separados. A água deve estar sempre limpa e disponível, para que ele possa beber até de noite. As melhores são feitas de plástico, os que tem peso são melhores pois o filhote não conseguirá derramar seu conteúdo facilmente.
Os brinquedos são muito importantes para os cães. Fará parte da vida de seu Boxer, se você não os der a ele, ele acabará criando seus próprios brinquedos, por virando o latão de lixo, rasgando revistas ou pegando meias embaixo de sua cama. A melhor coisa de se dar ao seu novo filhote é um brinquedo que ele tenha para o resto da vida, como um osso indestrutível de plástico. Quando seu Boxer estiver na época de troca de dentes, especialmente entre os 4 e 6 meses, um osso é uma necessidade, salvará a mobília e as plantas.
Outros brinquedos são: bolas (lembrando que bolas de tênis são pequenas demais), discos, e sempre que possível aqueles que fazem barulho. Mas tenha certeza que o apito está seguro, pois o Boxer pode engolir o apito caso ele consiga tirá-lo do brinquedo, por isso não dê os brinquedos de crianças.
O filhote deve ter uma cama muito confortável, escolha aquela que ela poderá usar também quando adulta. Claro que ela sempre vai preferir a SUA cama, e se você deixar não se arrependa quando ela estiver adulta.
Caso você queira cortar a orelha de seu Boxer, isso deve ser feito quando ele tiver em torno de 12 semanas. Se for sua você que quer cortar a orelha, escolha um veterinário de sua confiança.
Enquanto seu Boxer cresce, ele aprenderá rapidamente suas necessidades. Criar um filhote é como criar uma criança. Seu filhote precisa de muito amor e disciplina, de alguém que cuide dele. Ele te recompensará com uma vida de alegrias.
NUTRIÇÃO
O Boxer adulto, para melhor manter seu peso e sua saúde, deve alimentar-se duas vezes ao dia.
Doenças intestinais podem ocorrer, quando um Boxer é alimentado, somente uma vez por dia, com grande quantidade de comida pesada. Também é melhor alimentar cadelas castradas, duas vezes ao dia.
Se uma cadela castrada ou cão mais velho estão famintos, adicione vegetais cozidos, principalmente cenoura, aipo ou nabo que são ricos em fibras e vão satisfazer sua fome.
Cães mais velhos como pessoas mais velhas, podem digerir, mais facilmente, duas refeições mais leves duas vezes ao dia.
Novos donos de filhotes devem seguir a dieta usada e aconselhada pelos criadores, e alguma mudança deve ser feita, sempre gradualmente, caso contrário, sérias diarréias podem ocorrer.
Comidas comerciais para cães são boas, mas os ingredientes devem se cuidadosamente checados, para se ter certeza que eles são balanceados e de alta qualidade.
Carne pode ser adicionada na refeição da tarde e alternada com queijo, ovos cozidos ou iogurte. Somente ossos moles podem ser dados aos cães.
Outros ossos podem perfurar o intestino.
Não dê ao seu Boxer sobras da sua refeição.
Além do fato de que, usualmente não é bem aceito e não comestível, é um péssimo hábito de dar alimento a um cão.
Você verá que é um péssimo hábito quando receber seus convidados.
Alimente seu Boxer, à mesma hora, todo dia e no mesmo prato.
Isto ajudará em evacuações regulares.
Use vasilhas não tóxicas e lave-as, após cada alimentação.
As sobras de comida deverão ser removidas após 30 minutos.
Com uma boa saúde seu Boxer será um extraordinário sucesso.
De fato, os Boxers podem tornar-se obesos se não cuidados cuidadosamente.
Isto é doentio para qualquer cachorro e pode tornar sua vida mais curta.
Para determinar se seu Boxer está sendo alimentado com uma dieta balanceada, pese-o regularmente.
O caminho mais fácil para fazer isto é pesar-se na balança do banheiro, depois segurá-lo no colo, ver quanto pesou você e o cão, e subtrair a diferença.
Gases podem ser um empecilho próprio de alguns Boxers.
O melhor remédio é adicionar pó de carvão ou biscoitos de carvão na refeição da manhã.
CARÁTER
Boxers são excelentes cães vigias.
Por causa de seus ouvidos aguçados, ao menor ruído eles ficam em alerta.
Seu latido sinaliza que alguém, ou alguma coisa estranha está em volta, e eles não se satisfazem até que achem o que é.
Eles não tem latidos nervosos e não latem sem razão.
Quando você vive com um Boxer, você está protegido de uma série de intrusos.
Todo estranho pensará duas vezes antes de entrar numa casa com um Boxer nela.
Ele tem a medida e o tamanho de atenção, a dar para qualquer situação.
O Boxer é naturalmente cauteloso com estranhos.
Na Alemanha, há um velho ditado que diz "o Boxer não teme nem a morte nem o demônio".
De outro lado, o Boxer é muito afetuoso com seu dono e sua família.
Embora cauteloso primeiro, ele rapidamente dará boas vindas a qualquer amigo da família e fará entusiásticas festas dali em diante. Boxers são excelentes com crianças e adoram brincar.
Sendo empurrado, maltratado, e atormentado não parece se incomodar com elas.
Crianças podem vesti-lo com suas roupas, jogar seus brinquedos, e sempre sentar em seu engradado; são cachorros muito tolerantes.
Boxers são meticulosamente limpos e gastam uma grande parte de tempo lavando-se como gatos.
De fato, nada incomoda-os mais do que apanhar suas meias brancas ou meias sujas.
Boxers gostam de correr e adoram exercícios e longas caminhadas.
Um bom jogo de futebol delicia-os. Brinquedos fascinam os Boxers, e eles gastam horas brincando com eles.
Eles gostam da companhia de outros cachorros, e a intriga de seus jogos e incrível.
Você nunca ficará aborrecido, se você possui mais de um Boxer.
Boxers são sociáveis por natureza. Eles adoram pessoas e querem estar com elas sempre.
Por isso eles muitas vezes não são bons cães de canil.
O Boxer é muito sensitivo quanto ao humor do seu dono e pode estar muito quieto quando alguém está doente ou ocupado.
O Boxer é um palhaço natural e adora se divertir. Ele pode fazer mil trapaças e adora que riam dele.
Grande como um cão de guarda, como um cachorro trabalhador, ou um cão guia, o Boxer tem provado seu valor seguidamente.
Ele pode requerer um pequeno treinamento para sua obstinada missão, mas, uma vez treinado, ele nunca esquece nada.
Você pode levá-lo para fazer outra coisa, mas há caminho próprio para fazer. Você pode mandar, mandar outra vez, e então permitir-lhe ir fazer aquilo.
Um Boxer pode conversar com você se você tirar um tempo para entender sua linguagem. Ele lhe dirá quando o jantar está pronto, e pode lhe dar o olhar mais odioso quando é ofendido por você. Ele não acha nada melhor do que dormir encostado à você, a sua pata no seu pata no seu pé, sua cabeça em seu regaço ou seu corpo todo sobre sua cama, se permitido.
Se você está procurando por um cão sereno, não compre um Boxer. Ele está sempre pronto para alguma ação e, quando mais jovem alguma coisa nova para aprender. Se você o deixa por 15 minutos, você receberá as boas vindas como se tivesse retornado de uma viagem ao Oriente. Os Boxers saracoteiam tanto que você pensa que ele está deixando a pele.
Eles fazem isto até os 13 anos de idade! A coisa mais engraçada sobre Boxers é que eles crescem com graça, não parecendo que os anos passaram e conservando-se crianças até os dias de sua morte.
PRINCIPAIS UTILIDADES
Como o Boxer é um cão de utilidade, ele foi empregado como ajudante de polícia, guardião da casa, defensor das pessoas, guia para cegos. Mas é principalmente apreciado como amável cão de companhia, alegre, tolerante, brincalhão. Ama a vida dinâmica, e por essa razão é necessário deixá-lo fazer freqüentemente longas caminhadas.
REFERÊNCIA: TODOS OS CÃES, DE GINO PUGNETTI; EDITORA MELHORAMENTOS